Yoga para Crianças

“A Saúde é Riqueza, a Paz Mental Felicidade,
o Yoga mostra o Caminho.” Vishudevananda

Parece-lhe difícil que uma criança consiga manter-se Pacífica, Silenciosa e Concentrada a praticar Yoga? Seguramente que muitos de nós o vemos como algo impossível! A prática do Yoga comprova que é possível, tudo depende da motivação, paciência, persistência e trabalho.

 

541525_487219797992780_642575326_n

Todos buscamos a Felicidade. O facto do ser humano ser dotado de livre arbítrio, dá-lhe a capacidade de fazer escolhas. A essência dos seres é de paz e tranquilidade e o Yoga é uma forma aprazível de estar na vida. Esta é uma filosofia destinada ao ser humano, que o acompanha na descoberta de si mesmo, um ser livre de limitações e pleno. O Yoga é uma prática integral que permite à criança encontrar serenidade com o todo. Segundo a Mitologia Hindu o Yoga foi um presente dos deuses para celebrar a Felicidade.

O Yoga destina-se a todos os que desejam descobrir-se, a todos aqueles que querem uma vida harmoniosa. Numa era de agitação, stress e ansiedade, urge que as crianças encontrem espaços onde possam desenvolver a paz. O Yoga mostra um caminho equilibrado para viver.

Podemos considerar que o Yoga é uma forma de educação não formal, que trabalha a criança ao nível da integração emocional, cognitiva e espiritual. O Yoga para Crianças ao ser uma ferramenta que possibilita um maior conhecimento de si próprio, foca-se na exploração e conhecimento do corpo, aperfeiçoamento dos sentidos e vivência do aqui e agora. Com este enfoque os mais pequenos conectam com o próprio corpo, restabelecem a sensibilidade e a tomada de consciência das várias possibilidades e sensações que o corpo oferece.

Quando se trabalha com este público tão especial, o Yoga é uma sequência de divertidos jogos / atividades, e por isso “brincamos ao Yoga”. A criança pode transformar-se no que desejar cada vez que o necessite. Enquanto o faz, aprende muito sobre as qualidades dos animais, das plantas, do sol, da lua, das formas, das cores, entre outros. A imaginação é a principal aliada destas aulas de Yoga, sendo muito importante que a criança possa ser ela própria. As experiências de cada um são bem-vindas sempre que existir necessitar de expressá-las.

Não há uma idade específica para iniciar a prática do Yoga, ainda que os quatro anos sejam uma idade de referência. Nesta fase do desenvolvimento, as crianças já sabem o que se espera delas e já apresentam capacidade de realizar e controlar certos movimentos do corpo.

Numa aula de Yoga (e consequentemente fora dela) os mais pequenos podem elevar-se como uma montanha, estabilizar como uma árvore, rugir como um leão, voar como uma borboleta, flutuar como uma nuvem, entre muitas outras metáforas / jogos. Quanto mais a criança explora, através do seu próprio corpo, o mundo que a rodeia, mais conhece sobre ela própria.

O Yoga para Crianças promove: o conhecimento e controlo do corpo; a consciência das próprias sensações; a saúde física e vitalidade; a atenção, memória e concentração; a aceitação de si mesmo e dos outros; a flexibilidade; a canalização da energia de forma saudável; a comunicação e expressão; o controlo das emoções; as habilidades de relaxamento; uma respiração adequada; harmonia física, mental e espiritual.

As crianças disfrutam muito das aulas de Yoga, uma vez que são especificamente desenhadas para elas, tendo em consideração as suas necessidades e ritmos biológicos. As aulas de Yoga para Crianças incluem posturas, jogos, música, comunicações celestiais, contos, pinturas de mandalas, exercícios de relaxamento, exercícios respiratórios e meditações.

Com a prática do Yoga a criança adquire conhecimentos que lhe servem ao longo da vida, que a ajudam a encontrar o equilíbrio emocional necessário para que possa resolver todo o tipo de situações de conflito. O Yoga é uma atividade recomendada para todos. A busca de equilíbrio e harmonia constituem uma boa base para que a criança, no futuro, disfrute de uma vida adulta alegre e saudável.

Para que se possa difundir a Paz entre as crianças de hoje é fundamental que cada vez mais educadores, animadores, professores, e outros técnicos, promovam aulas de Yoga para crianças. Há países em que o Yoga é uma atividade contida na rotina das escolas. O nosso esforço é para que em Portugal também se dissemine e possamos ser cada vez mais os que oferecemos este serviço de enorme valor.

 

Artigo escrito por Lisa Bompastor (para a Revista Coisas de Coisas de Criança, nº55) | Coordenadora do Projeto Open Space – Arte, Educação e Terapia | Psicóloga | Psicoterapeuta Expressiva | Professora de Yoga e de ChildPlay Yoga

Ilustração de Raquel Fialho | Colaboradora do Projeto Open Space – Arte, Educação e Terapia | Educadora de Infância | Educadora Expressiva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s