Dança Movimento Terapia


Dança Terapiaa

Também conhecida como Terapia pelo Movimento Simbólico, a Dança movimento Terapia trabalha a relação terapêutica e os problemas de ordem psicológica através do movimento e da improvisação. Com o início da dança moderna, nos anos 40, iniciou-se um novo capítulo do estudo da comunicação não-verbal. As principais pioneiras da Dança Movimento Terapia foram Marian Chace e Mary Whitehouse e esta terapia evoluiu a partir das aulas de dança dadas por estas duas bailarinas em contextos psiquiátricos, que vieram a tornar-se terapia de grupo e funcionavam com a supervisão de um psiquiatra. Assim, os médicos puderam observar que para além dos seus doentes parecerem mais normais dentro da sessão eram também mais capazes de expressar os seus sentimentos e comunicar com os outros.

O que é? É uma terapia psicodinâmica e pertence ao grupo das terapias expressivas como a Musicoterapia, a Arte terapia e o Psicodrama. A Dança Movimento Terapia nasce essencialmente da união entre dois campos: a dança e psicologia. Assim, baseando-se principalmente na conexão entre movimento e emoção, trabalha com o corpo e a sua própria linguagem, procurando uma integração psicofísica do indivíduo (mente-corpo). O movimento corporal pode levar a mudanças psicológicas, promovendo saúde e desenvolvimento pessoal.

A quem se destina? A qualquer pessoa que deseje melhorar a sua qualidade de vida, e também a indivíduos com patologias específicas, tais como perturbações de ansiedade, emocionais, de relacionamento, problemas comportamentais, atrasos de desenvolvimento, baixa auto-estima, demências, entre outros. Abrange crianças, adolescentes, adultos e idosos. Qualquer pessoa pode ingressar num processo de Dança Movimento Terapia, independentemente do seu estado físico e psíquico.

Como decorrem as sessões? As sessões podem ser individuais ou de grupo, dependo das necessidades de cada um. No início e no final de cada sessão há o recurso, sempre que possível, à expressão verbal. Durante as sessões, através do movimento e da dança, o mundo interior da pessoa torna-se mais acessível, partilha-se o simbolismo pessoal e mostram-se os modelos de relações pessoais com os outros. Encontram-se significados em gestos, posturas e qualidades de movimento. No contexto de uma relação terapêutica, o paciente toma consciência da forma como estabelece e mantém relações interpessoais. A Dança Movimento Terapia não é uma aula. Trata-se de um processo onde um profissional de saúde (psicoterapeuta) tem um espaço para que a pessoa (cliente ou paciente) elabore o seu próprio processo de crescimento pessoal, neste caso utilizando o corpo e o movimento como facilitador. Neste tipo de psicoterapia o movimento é informação, esta técnica trabalha para fazer consciente o movimento inconsciente. Em Dança Movimento Terapia cada vez mais se recorre à Transmodalidade, pelo que frequentemente se usa a música e a arte plástica nas sessões, no sentido de alargar o modo de expressão, aumentar os recursos de comunicação e nesse sentido facilitar o alcance dos objectivos formulados.

O que se consegue e em quanto tempo? A Dança Movimento Terapia é uma psicoterapia, frequentemente de orientação psicodinâmica, pelo que os objectivos e a duração da terapia vão depender de cada caso específico. Os objectivos a formular podem ser ao nível social, emocional, cognitivo ou de percepção do próprio indivíduo. A frequência das sessões também é variável, há casos em que são sugeridas duas sessões semanais, e outros em que a indicação terapêutica é de uma sessão semanal ou quinzenal.

Quem está habilitado a praticar esta terapia? Os Dança Movimento Terapeutas, que têm uma formação específica (Pós graduação ou Mestrado), na qual estão incluídas disciplinas de Psicologia, disciplinas de Movimento, Prática Clínica supervisionada (600 horas) e um processo de terapia pessoal, com uma duração mínima de dois anos. Há também técnicos com uma especialização em Dança Movimento Terapia que, apesar de não terem carteira profissional e não serem Dança Terapeutas, usam técnicas da terapia no seu contexto de intervenção.

Anúncios

One thought on “Dança Movimento Terapia

  1. Admiro muito o seu trabalho e te agradeço por poder citar sua experiência no meu artigo de dança.Muito obrigada.
    Beijão Lisa e até breve no Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s